Catálogo de Disciplinas

Apoio as Linhas de Pesquisa

Ementa

Essa disciplina está inserida na Estrutura Curricular do Programa, visando fortalecer o conhecimento e a gestão das nossas Linhas de Pesquisa, através de reuniões mensais com a apresentação e discussão pelos docentes orientadores e professores convidados de todos os aspectos essenciais de cada Linha de Pesquisa (rumos, limites, substratos teóricos, recursos existentes, tipos de procedimentos, etc.) bem como as suas interações com outras linhas do Programa e a sua produtividade do ponto de vista de produção científica qualificada, formação de recursos humanos e captação de recursos de apoio.

 

 

Avaliação Crítica da Literatura

Ementa

Visa introduzir os principais tipos de desenhos de pesquisa clínica, além de oferecer instrumentos metodológicos que possibilitem uma leitura crítica da literatura médica. São utilizados como exemplos artigos publicados em revistas médicas de grande circulação e também situações práticas. Nesta atividade os artigos selecionados para avaliação crítica são relacionados com as perguntas dos projetos de pesquisa dos alunos encarregados da apresentação. O coordenador com a participação do orientadores e co-orientadores através de comentários.

 

Bioestatística

Ementa

É um curso de estatística que não exige conhecimento prévio e os conceitos são introduzidos através de exemplificação prática, dando ênfase na intuição e não na argumentação matemática. O material didático distribuído é apenas um guia do roteiro do curso. As perguntas que serão respondidas nesta disciplina:I. O que é Estatística? II. Com que tipo de informação (dados) a Estatística trabalha? III. De que forma a Estatística interage com a pesquisa científica? IV. Que conceitos são fundamentais para se entender o conjunto de dados gerados por uma pesquisa, isto é, para se realizar a análise descritiva dos dados? V. Que conceitos são fundamentais para se realizar a análise inferencial de dados gerados por uma pesquisa, isto é, construção de intervalos de confiança e teste de hipóteses?

 

Bioética

Ementa

O vertiginoso avanço tecnológico e científico demanda dos médicos uma capacitação não apenas para saber como manejar diferentes e novas tecnologias, como também para decidir quando e se tais tecnologias devem ser empregadas diante da singularidade da pessoa doente. Neste sentido, é fundamental que os médicos sejam competentes para, em conjunto com seus pacientes e outros profissionais da saúde, avaliar as justificativas das escolhas que serão instados a fazer diante das implicações sanitárias das inovações tecnológicas e científicas. Desta forma, o objetivo geral desta disciplina é promover as competências moral e democrática do discente de pós-graduação, através do estímulo a um olhar crítico e reflexivo sobre a biotecnociência e a pesquisa científica, a identificação e a discussão dos conflitos éticos relacionados à escassez de recursos e ao acesso aos cuidados em saúde, da compreensão das possibilidades e limitações da medicina e da discussão de valores, princípios, direitos e deveres relacionados ao exercício da medicina e demais profissões da área da saúde. Alguns temas abordados em 2016: Introdução à Bioética, Os Limites da Ciência, Pesquisa Clínica, Erro e Responsabilidade Profissional, Comunicação de más notícias, Desenvolvimento Moral e Ensino Superior, Discussão de Caso, Macrobioética - Judicialização da Saúde.

 

Desenvolvimento de Pesquisa

Ementa

Visa possibilitar ao aluno rever criticamente as principais etapas do seu projeto de pesquisa, bem como participar da discussão dos projetos de outros alunos do programa. Assim objetiva-se integrar os conhecimentos adquiridos nos diversos módulos do programa, revisão crítica dos principais itens do projeto de pesquisa (tese) e antecipar as principais dificuldades durante a execução do projeto. Esta atividade tem se mostrado efetiva na estimulação do aluno na crítica do Desenvolvimento de Pesquisa dos projetos de outros alunos do programa possibilitando mudanças.

 

English Meetings

Ementa

Tendo em vista a importância da troca de conhecimentos e entendendo como prioridade expandir as conexões científicas com as mais respeitadas instituições de pesquisa da Europa e Estados Unidos, procurando o aumento do número de colaborações internacionais efetivas e uma maior mobilidade de nossos alunos e pesquisadores, esta disciplina em inglês, não obrigatória, mas aberta a todos os nossos discentes, docentes e funcionários do Programa interessados. Essas reuniões, visam melhorar a proficiência na língua inglesa, ocorrem mensalmente, onde são apresentados e discutidos resumos de apresentações em congresso, temas selecionados, vídeos e outros formatos científicos, sempre na língua inglesa, com a participação e coordenação de uma professora de inglês.

 

Integração em Pesquisa

Ementa

Esta disciplina tem por objetivo promover o contato dos discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação com cientistas de renome nacional e internacional que apresentam e discutem ideias de impacto social (afetando politicas públicas), econômica (estimulando a criação e desenvolvimento de projetos e setores) e intelectual (estimulando novas ideias de crescimento individual e coletiva), promovendo, com isso, a inter e multidisciplinariedade, a inovação e a inserção social.

 

 

Metodologia Científica

Ementa

Introdução à epidemiologia, de natureza doutrinária pretende introduzir conceitos de coeficientes, riscos, probabilidades, vieses e tipologias de estudos epidemiológicos. O objetivo é apresentar e discutir os princípios e métodos envolvidos no planejamento, condução, análise e interpretação de estudos transversais e analíticos. Ao final desta disciplina o aluno deverá estar familiarizado com os problemas conceituais e técnicos relacionados à escolha do desenho de pesquisa. As aulas ministradas pelos alunos, comentadas pelos docentes e pelo Coordenador do Programa, de forma, a compôr um cenário crítico e estimulador do aprendizado da metodologia Científica.

 

Redação de Trabalhos Científicos

Ementa

Objetivos: oferecer ao Pós graduando o exercício da redação de trabalhos científicos. Conteúdo Programático: - A redação Título/Title do artigo/paper. - A redação do Resumo/Abstract. - A redação da Introdução/Introduction. - A redação dos Métodos/Methods. - Como apresentar os Resultados/Results. - Como conduzir a redação da Discussão/Discussion. - Citações e como elaborar a lista de Referências/References. - Como avaliar um artigo/paper. - Como submeter um artigo a um periódico (Submissão).

Artigos Relacionados - Informes

03 Abr 2017 04:28

Apoio as Linhas de Pesquisa

Ementa Ficha Técnica Grade Horária Inscrição Ementa

Essa [ ... ]

Informes
03 Abr 2017 22:53

Serão matriculados, em fluxo contínuo, no Programa de Pós-Graduação [ ... ]

Informes
04 Abr 2017 18:26

A Comissão de Ensino de Pós-Graduação em Programa de Pós-Graduação [ ... ]

Informes

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Rua Napoleão de Barros, 610 - Vila Clementino – São Paulo – SP • pgccid@unifesp.br

Please publish modules in offcanvas position.