Áreas e Linhas de Pesquisa

Selecione Linha de Pesquisa para visualizar a descrição.

Área: Efeitos decorrentes de procedimentos biológicos experimentais

Esta área de concentração objetiva agrupar linhas de pesquisa que procurem detectar alterações da fisiologia dos órgãos e consequente desestruturação tecidual, além das causas, fatores de risco e formas de prevenção de ocorrências inesperadas que influem na morbidade e na sobrevida determinada por diferentes procedimentos operatórios.

Linha de Pesquisa:  Alterações funcionais e histopatológicas pós-operatórias

Os procedimentos operatórios determinam alterações da fisiologia dos órgãos e consequente desestruturação tecidual. Esta linha objetiva detectar a disfunção consequente e correlacionar com as alterações estruturais no sentido de minimizar os seus efeitos. 

Linha de Pesquisa:  Estratégias operatórias e sobrevida do enxerto e do receptor no transplante de órgãos

Identificar os fatores de risco que influem na sobrevida do enxerto e do receptor no transplante de órgãos. Serão estudadas as variações na técnica operatória dos enxertos e os resultados clínicos obtidos em termos de sobrevida do receptor. 

Linha de Pesquisa:  Prevenção de efeitos adversos peroperatórios

Investiga-se as causas e formas de prevenção de ocorrências inesperadas nos procedimentos pré, intra e pós-operatório O reconhecimento dos fatores de risco envolvidos pode permitir a minimização e prevenção. 

Linha de Pesquisa:  Repercussão morfo-funcional e cicatrização tecidual após aplicação cirúrgica de próteses

Estudar os efeitos de diferentes próteses nos tecidos, aplicadas por vias de acesso convencional e laparoscópico, enfocando a reação inflamatória local, a sua incorporação e os efeitos colaterais, na correção das hérnias abdominais. 

Área: Inovações Diagnósticas e Terapêuticas

Esta área de concentração objetiva agrupar linhas de pesquisa que procurem estudar a incorporação de novas tecnologias que possibilitem investigar parâmetros clínicos e cirúrgicos, alterações funcionais, moleculares e genéticas que tenham significado importante no diagnóstico, na terapêutica e no prognóstico das doenças e avaliar os resultados do emprego de técnicas minimamente invasivas e técnicas anestésicas e analgésicas na área cirúrgica contribuindo para redução da morbidade e mortalidade dos doentes.

Linha de Pesquisa:  Avaliação da eficácia de técnicas operatórias minimamente invasivas

A tendência na terapêutica cirúrgica moderna é minimizar os efeitos das intervenções utilizando-se de inovações tecnológicas. Objetiva-se avaliar os resultados dos empregos destas técnicas. 

Linha de Pesquisa:  Avaliação de técnicas alternativas analgésicas e anestésicas

Estudos de incorporações de novas tecnologias na terapêutica possibilitaram particularizar o emprego de técnicas minimamente invasivas e técnicas anestésicas e analgésicas na área cirúrgica contribuindo para redução da morbidade e mortalidade dos doentes. 

Linha de Pesquisa:  Expressão tecidual de biomarcadores e correlações diagnósticas e prognósticas

Investiga-se a expressão de proteínas teciduais correspondentes a alterações do gene e que tenham significado importante no diagnóstico e prognóstico de doenças inflamatórias e neoplásicas. 

Linha de Pesquisa:  Fisiopatologia e diagnóstico da dismotilidade do tubo digestório

Correlação de parâmetros clínicos e cirúrgicos com alterações da motilidade do tubo digestivo em indivíduos normais e portadores de afeccções e funcionais. 

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Rua Napoleão de Barros, 610 - Vila Clementino – São Paulo – SP • pgccid@unifesp.br