Selecione Linha de Pesquisa para visualizar a descrição.
Área: Efeitos decorrentes de procedimentos biológicos experimentais
Esta área de concentração objetiva agrupar linhas de pesquisa que procurem detectar alterações da fisiologia dos órgãos e consequente desestruturação tecidual, além das causas, fatores de risco e formas de prevenção de ocorrências inesperadas que influem na morbidade e na sobrevida determinada por diferentes procedimentos operatórios.
Linha de Pesquisa: Alterações funcionais e histopatológicas pós-operatórias
Os procedimentos operatórios determinam alterações da fisiologia dos órgãos e consequente desestruturação tecidual. Esta linha objetiva detectar a disfunção consequente e correlacionar com as alterações estruturais no sentido de minimizar os seus efeitos.
Linha de Pesquisa: Estratégias operatórias e sobrevida do enxerto e do receptor no transplante de órgãos
Identificar os fatores de risco que influem na sobrevida do enxerto e do receptor no transplante de órgãos. Serão estudadas as variações na técnica operatória dos enxertos e os resultados clínicos obtidos em termos de sobrevida do receptor.
Linha de Pesquisa: Repercussão morfo-funcional e cicatrização tecidual após aplicação cirúrgica de próteses
Estudar os efeitos de diferentes próteses nos tecidos, aplicadas por vias de acesso convencional e laparoscópico, enfocando a reação inflamatória local, a sua incorporação e os efeitos colaterais, na correção das hérnias abdominais.
Área: Inovações Diagnósticas e Terapêuticas
Esta área de concentração objetiva agrupar linhas de pesquisa que procurem estudar a incorporação de novas tecnologias que possibilitem investigar parâmetros clínicos e cirúrgicos, alterações funcionais, moleculares e genéticas que tenham significado importante no diagnóstico, na terapêutica e no prognóstico das doenças e avaliar os resultados do emprego de técnicas minimamente invasivas e técnicas anestésicas e analgésicas na área cirúrgica contribuindo para redução da morbidade e mortalidade dos doentes.
Linha de Pesquisa: Avaliação de técnicas alternativas analgésicas e anestésicas
Estudos de incorporações de novas tecnologias na terapêutica possibilitaram particularizar o emprego de técnicas minimamente invasivas e técnicas anestésicas e analgésicas na área cirúrgica contribuindo para redução da morbidade e mortalidade dos doentes.